Valorização de aluguéis continua ganhando da inflação

Quem procura imóvel para comprar e morar anda mais seletivo, esperando mais tempo até encontrar a casa dos sonhos. Já quem quer investir, ainda aposta que a locação seja retorno seguro. E, segundo o economista Roberto Zentgraf, apesar dos desafios da inflação e da alta do câmbio, a projeção geral hoje no país, e no Rio, ainda é boa. Ele aponta que, de acordo com o índice FipeZap de maio, houve valorização nos aluguéis de 11,9% nos últimos 12 meses, contra uma inflação entre 6% e 7%. Em 36 meses, a alta dos contratos foi de 65,5%, para um IPCA de 19,65% no período.

Zentgraf ressalta que não há como prever o futuro destas valorizações ou desvalorizações, mas que esta opção de investimento ainda apresenta um bom cenário agora.

#dica: além da valorização do bem, contam a favor o rendimento mensal pago pelo locatário.

— Agora, uns apontam a liquidez como entrave. Eu digo que este entrave é até bom porque dinheiro na mão acaba sendo gasto. Também é vantajoso porque a compra e venda é acertada só uma vez no Imposto de Renda. Já a renda fixa tem acerto a cada seis meses — explica o professor.

#dica:  para quem vai investir em um imóvel para locação a dica é comprar duas unidades de um quarto (ou pequenas) do que uma de dois quartos (ou maior). A rentabilidade será maior!

#dica: Isso sem contar que o risco de inadimplência ou o imóvel vazio se dilui com dois alugados em vez de um apenas.

Hoje muitos investidores compram o imóvel já pensando em colocar para locação. Para as unidades comerciais, a preferência é comprar o imóvel já pronto e, no caso dos residenciais, na planta.

#dica: nos residenciais, a procura maior é por dois quartos porque é mais fácil de alugar depois. Porém, hoje há uma grande demanda por qualquer imóvel no Rio.

É o caso do aposentado Ananias Carvalho, que preferiu investir em um imóvel em vez de em aplicações financeiras e poupança.

#dica: o aluguel é um complemento de renda para a aposentadoria. Ajuda a manter o mesmo padrão de vida de quando trabalhava.

Carvalho comprou um apartamento na Tijuca para locação. Depois, vendeu aquele em que morava e, junto com um terreno negociado em Duque de Caxias e mais umas economias, comprou o imóvel de três quartos em que mora hoje, também na Tijuca.

— É melhor colocar o imóvel para alugar do que investir na poupança e em aplicações, sem contar que é um bem seu. A poupança nunca te dá o valor exato do que você perdeu num mês. Só ameniza. Tenho aplicações, mas o aluguel acaba sendo melhor — avalia.

Para quem quer mais dicas fizemos um vídeo breve e super explicativo que desmistifica o investimento no mercado imobiliário.

Clique aqui!

zent

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s