Rio à frente do Brasil

Pré-sal, Copa e Olimpíadas farão estado crescer quase o dobro do país, diz Itaú Unibanco

Imagem

Os investimentos de mais de R$ 15,9 bilhões previstos em obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, junto com as descobertas de petróleo na camada do pré-sal, devem fazer com que o Produto Interno Bruto do estado do Rio de Janeiro cresça a taxas superiores que as do PIB brasileiro nos próximos quatro anos — enquanto a economia fluminense avançará ao ritmo de 4,3%, 5,1%, 4,7% e 4,9% deste ano até 2016, a economia brasileira como um todo crescerá 2,4%, 3,3%, 2,7% e 2,8%. Os dados são de estudo do Itaú Unibanco, que faz uma radiografia detalhada da economia fluminense e que será divulgado a clientes e investidores em breve.

De acordo com o estudo, a economia fluminense já vem crescendo acima da nacional há dois anos — avançou 4,4% em 2011 e 2,5% no ano passado, contra altas de 2,7% e 0,9% do PIB brasileiro, respectivamente. Como o último dado do PIB por estados disponível é o de 2010, os números relativos à atividade do estado também são projeções do Itaú Unibanco. De qualquer forma, esse ritmo mais acelerado de expansão econômica deve fazer com que o Estado do Rio aumente sua fatia no PIB brasileiro, que é de cerca de 11%.

O Rio está muito bem posicionado em termos de crescimento para os próximos anos. Por isso, o estado tem que ficar atento para que as oportunidades geradas por essa conjunção de fatores favoráveis sejam bem aproveitadas. Porque essa é uma grande oportunidade de o Rio se colocar num patamar diferente, bem melhor do que o que esteve nos últimos anos.

Todos os setores se beneficiarão!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s