O que o brasileiro valoriza num imóvel?

Levantamento feito pelo portal imobiliário VivaReal mostra as características mais valorizadas pelos compradores em imóveis de nove capitais do país. O resultado mostra que as preferências dos compradores têm relação principalmente com fatores como o clima e a cultura do local. Apesar de questões como preço e localização serem muito relevantes em qualquer região, eles não foram destacados porque o estudo visou ressaltar as especificidades de cada lugar.

Veja nas fotos quais são os itens e as características mais valorizadas pelos compradores nas capitais pesquisadas .

Belo Horizonte (MG)

Itens e características mais buscadas: Área privativa e mais de uma vaga de garagem.

“A área privativa é como uma sala aberta, mas não chega a ser considerada como uma varanda ou terraço. O mineiro é muito social e hospitaleiro e gosta de fazer confraternizações em casa. Por outro lado, eles são muito reservados. Então, essa área privativa é uma estrutura que permite receber bem os convidados, mas com privacidade. Eles têm, inclusive, uma preferência por imóveis maiores, mesmo com menos lazer no condomínio, porque querem receber bem as pessoas e dentro de casa”.

Curitiba (PR)

Itens e características mais buscadas: Mais de uma vaga na garagem, apartamentos com face norte e varanda fechada. “Curitiba é uma das capitais mais frias do Brasil, por isso os compradores buscam apartamentos com face norte, que são mais ensolarados. Se o apartamento não recebe sol durante o dia, ele fica desvalorizado no mercado. Além disso, eles também buscam imóveis com mais de uma vaga na garagem e que possuam varanda fechada, já que a varanda aberta é pouco utilizada por causa do frio”.

Florianópolis (SC)

Itens e características mais buscadas: Vista para o mar, churrasqueria e elevador.

“Em Florianópolis, os compradores de alta renda buscam imóveis de frente para a praia e localizados na zona norte da ilha, como em Jurerê. Em outras faixas de renda, são priorizados imóveis com churrasqueira. Como em Floripa moram muitas pessoas de outras regiões do sul, a cultura do churrasco lá também é forte. E por se tratar de uma área litorânea, a cidade tem muitos prédios de três ou quatro andares, que não têm elevadores, por isso ter elevador é uma exigência a mais feita na região”

Porto Alegre – (RS)

Itens e características mais buscadas: Churrasqueira no condomínio ou no próprio apartamento.

“Para o gaúcho, a cultura de churrasco é muito forte. Por isso, é fundamental que o prédio tenha churrasqueira e se ela estiver dentro do apartamento, esse é um diferencial que pode valorizar o imóvel. Enquanto em outros lugares a churrasqueria não é essencial, em Porto Alegre se o prédio não tiver churrasqueira, alguns compradores nem querem o apartamento.”

Rio de Janeiro (RJ)

Itens e características mais buscadas: Infraestrutura de esportes e lazer no condomínio, localização próxima a parques ou à praia.

“No Rio de Janeiro há uma cultura esportiva muito forte. Então, os compradores buscam prédios com academia, pista de corrida e imóveis que fiquem próximos a praias ou parques que permitam a prática de esportes. Isso está relacionado à cultura de vida saudável dos cariocas”.

Salvador (BA)

Itens e características mais buscadas: Infraestrutura de clube no condominio.

“Em Salvador, os compradores preferem apartamentos com metragem menor do que os mais antigos para ter infraestrutura no condomínio. Tem a ver com o clima e a cultura local. A piscina é muito importante por causa do calor e o espaço comunitário no prédio é muito priorizado porque os moradores gostam de convidar familiares e amigos para fazer festas e confraternizações.”

São Paulo (SP)

Itens e características mais buscadas: Localização próxima ao trabalho, mais de uma vaga de garagem e varanda.

“Em São Paulo, morar perto do trabalho é mais importante do que uma série de outras coisas. Enquanto em outras cidades os compradores trocariam uma boa localização por um condomínio com piscina e churrasqueira, os paulistanos priorizam a localização. Além disso, como há muita oferta de lazer e cultura, as pessoas não fazem questão de ter tudo dentro casa. Por outro lado, como a cidade reúne várias culturas, nesta região não existe uma caracteristica única que é essencial” .

Recife (PE)

Itens e características mais buscadas: Fachadas voltadas para o nascente do sol, mais de uma vaga de garagem.

“Em Recife, os compradores procuram apartamentos com a fachada voltada para o nascente do sol e com boa área de lazer no condomínio. Por causa do clima quente, as pessoas preferem que o sol bata no imóvel durante a manhã, quando o clima é mais fresco, do que à tarde, para que o apartamento não esquente demais. E pelo tamanho da cidade, os moradores têm grande necessidade de usar carros, por isso também existe a exigência por mais de uma vaga para carros”.

Fortaleza (CE)

Itens e características mais buscadas: Fachadas voltadas para o nascente do sol e área de lazer. “As características dos imóveis mais buscados em Fortaleza são muito parecidas com as de Recife. Os compradores buscam apartamentos com a fachada voltada para o nascente do sol por causa do calor e condomínios com uma boa estrutura de lazer”.

 

size_590_floripa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s