De líderes para líderes

Ainda sobre a convenção de vendas em São Paulo, tivemos lá convidados externos que enriqueceram o evento com suas experiências e falaram de temas importantes para a equipe de vendas, como motivação, gestão e liderança, entre outros. Confira o que disseram alguns líderes que passaram pelo evento:

Eugenio Mussak

Professor da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas, é o diretor científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Autor de centenas de artigos e de vários livros, entre os quais “Metacompetência e “Gestão Humanista de Pessoas”, escreve mensalmente para a revista Você S.A. sobre liderança e para a revista Vida Simples sobre comportamento.

“Inovação é um fator humano, tem que estar no DNA de toda empresa”

“A empresa oferece os meios para que as pessoas se autodesenvolvam. Recursos, habilidades, tecnologia, inovação… Mas a evolução depende de cada um”

“Liderança não é cargo, é potura, jeito de ser. É comportamento!”

“Liderar não é apenas dar ordens e cobrar resultados, é elevar, deixar as pessoas melhores. O líder não responde apenas pelos seus atos, ele responde também pelos atos da equipe. Liderança é uma escolha”

“A liderança está apoiada em um tripé: competência para liderar, ambição e caráter”

“Não há ferramenta mais útil na gestão de pessoas do que o feedback”

Ricardo Nunes

ricardo

Fundador da empresa varejista “Ricardo Eletro” e, atualmente, proprietário de 50% da também varejista “Máquina de Vendas”, originada a partir da fusão de sua empresa com a rede varejista “Lojas Insinuante”.

“Vendas não estão no segundo piso, na sala com ar condicionado, estão nas ruas. Se você não andar, não sentir o cheiro do cliente, não consegue ser um grande vendedor. Tem que gostar de gente, ter contato com gente, ter jogo de cintura. Tem que ter no DNA o espírito de vendedor”

“Nós, como lideres, temos que ajudar as pessoas a entender o nosso negócio, a crescer por si próprias”

“Ates de falar de técnica de vendas, temos de falar de vida. Se a pessoa não entender a vida, vai só reclamar”

“Eu não acredito que um sujeito é um bom profissional se ele não tiver valores importantes na vida dele. Se a pessoa é boa, tudo o que plantar, dará bons frutos. No ramo de vendas, se o sujeito não tiver humildade, simplicidade, respeito ao ser humano, ele não nasceu para ser vendedor. São valores básicos para lidar com as pessoas. Valor pra mim é respeitar todas as pessoas”

“Você precisa entender o perfil do cliente, e isso você entende em um minuto de conversa com ele”

Mauricio Molan

“Não basta crescer. Crescimento econômico inclui uma revolução da infraestrutura, e isso permite que o mercado imobiliário também se desenvolva”, disse Mauricio Molan, economista-chefe do Santarder, que prevê melhora do comprometimento de renda e diminuição da inadimplência em 2013.

Fernando Teço Sodré

“Para ter vida no ambiente digital é preciso migrar a rotina pra lá. Compartilhe, opine, entre em discussões com cautela, escreve corretamente, faça com que as pessoas saibam que você existe”, explicou Fernando Teço Sodré, CEO e cofundador da Ikewai Participações e Empreendimentos, que falou sobre o empreendedorismo digital.

E você? Concorda com esses grandes ícones do mercado?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s