Trocando figurinhas com profissionais do mercado imobiliário

Pretendo fazer obra em casa. Sabe o que isso significa? Preciso de ajuda!

Então a minha falta de know how técnico para tocar uma pequena reforma me fez pensar sobre como isso pode refletir no dia a dia dos profissionais do mercado imobiliário.

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Hoje não basta o corretor levar o cliente a uma obra e mostrar onde fica cada cômodo do imóvel. É necessário conhecimento sobre as técnicas de construção, sobre as paredes que podem ser derrubas ou não, sobre os estágios da obra, enfim, é necessário um conhecimento detalhado sobre a origem, histórico e estrutura do empreendimento.

Alguns tem noções de engenharia, mas como ampliar? Que tal buscar conversar com engenheiros, pedreiros e mestres de obras quando for visitar ou dar plantão em um empreendimentos em obra? Com certeza estes profissionais, além de qualificados, são experientes para lhe explicar sobre as razões e soluções de uma infiltração no banheiro ou para uma rachadura externa no prédio.

Os clientes de hoje são consumidores vigilantes e criteriosos com tudo o que está envolvido com o processo de produção ou construção do produto que está adquirindo, seja este produto uma goma de mascar, uma bicicleta ou um imóvel. A mídia está produzindo muito mais conteúdo sobre o mercado imobiliário do que antigamente. Conteúdos diversificados que vão de valores de metros quadrados aos tipos de concretos utilizados nos canteiros de obras. Consultores imobiliários tem que estar preparado para qualquer tipo de argumentação!

E uma dica para os corretores: você já pensou em fazer parceria com profissionais da arquitetura? Questione sobre quais as melhores dicas de decoração para o ambiente interno do imóvel, dicas que possam estimular a criatividade visual do cliente. Assim é muito mais fácil encantar seu consumidor e fazer com que ele imagine o imóvel pronto, com os móveis dispostos e mais íntimo do empreendimento que você está querendo vender. Com conhecimento sobre decoração e noções de espaços, você terá mais chance de  provocar no seu cliente o sentimento de pertencer ao lugar. Caso o cliente se interesse, indique o escritório de arquitetura ou o profissional parceiro como alguém especializado para auxiliá-lo no planejamento de design.

O segredo é aprender tudo o que é possível com as pessoas que podem te ensinar. Trocar conhecimento é um exercício extremamente saudável no mundo dos negócios. A prática completa a teoria. E nada melhor do que conversar com quem entende do assunto para antecipar questões que podem surgir e tornar-se empecilhos nas negociações.

Colaborou: Vanderlei Novais

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