Construção Convencional x Alvenaria Estrutural

Muita gente me questiona sobre questões relacionadas aos métodos construtivomais comuns. Acho que vale um esclarecimento aqui no blog!

Já falamos isso anteriormente com o vídeo do post Alvenaria estrutural.

A construção convencional ainda é o método mais utilizado na construção brasileira que, com certeza possui uma qualidade final indiscutível,  inúmeras possibilidades plásticas e uma aceitação geral da população devido à cultura tradicional do brasileiro.
Mas, é uma forma antiga, que tem maiores probabilidades de conter vícios construtivos (fora de nível, fora de esquadro ou fora de prumo), que oferece menor possibilidade de racionalização e possui maior possibilidade de improvisos que levam às famosas “gambiarras”. E mais:  gera um desperdício de materiais e mão de obra da ordem de 20 a 30% = prejuízo e degradação ambiental!

A alvenaria estrutural quando comparada às formas tradicionais de construção é uma alternativa que permite a redução de até 20% do custo total das obras habitacionais e comerciais. (Fonte: Manual técnico da Selecta).

Além do custo há também vantagem devido ao menor prazo de execução. É neste contexto que aparecem as vantagens da alvenaria estrutural, por ser a maneira mais simples, rápida e barata de se construir COM QUALIDADE. É claro que não pode ser usada para todo e qualquer tipo de edifício, mas  se mostra competitiva até para edifícios de vários andares!

Veja o quadro comparativo e entenda as diferenças:

Construção Convencional Alvenaria Estrutural Cerâmica
1-Separação de estrutura e vedação, estrutura (vigas, pilares e lajes em concreto armado com ferragem) vedação, (tijolos comuns, blocos cerâmicos vazados). 1-Maior rendimento da mão de obra para execução de alvenaria, o profissional executa maior área quadrada por dia.
2-Retirada de formas e escoramentos após o mínimo de 21 dias. 2-A maioria das formas é feiras dentro das próprias canaletas dos blocos, eliminando formas de madeira e diminuindo a quantidade de aço utilizada.
3-Para execução da alvenaria, leva quantidade maior de massa de assentamento. 3-Para execução da alvenaria, leva menor quantidade de massa de assentamento pois a medida do bloco é maior.
4-São necessárias formas de madeira para pilares e vigas. 4-A obra como um todo é modulado de acordo com o tamanho do bloco, levando a uma menor possibilidade de erro de medidas.
5-As tubulações elétricas e hidráulicas, são instaladas após a alvenaria executada, fato que leva a necessidade de se cortar as paredes para embutir a tubulação e conseqüentemente gerando desperdício de materiais, mão de obra e maior quantidade de entulho. 5-As tubulações elétricas e hidráulicas, são instaladas ao mesmo tempo em que vai se levantando a alvenaria, conseqüentemente gerando economia e menor desperdício de mão de obra e materiais.
6-Necessita de chapisco interno e externo para execução do reboco. 6-Não necessita chapisco interno o que leva a possibilidade da aplicação de gesso nas paredes e pintura logo após. Se comparado ao reboco é uma alternativa mais econômica pois além dos materiais empregados para o reboco serem mais caros que o gesso, ainda há a necessidade de aplicar massa corrida para se obter o mesmo resultado final. Nas áreas revestidas com azulejos ou similares há necessidade de chapisco.
7-Tem menor porcentual de industrialização / racionalização e maior uso de mão de obra o que leva mais tempo. 7-Revestimentos com baixas espessuras devido ao perfeito esquadrejamento dos blocos e da obra como um todo.
8-Maior racionalização e industrialização gerando maior rendimento da mão de obra, possibilidade de programação de gastos em cada etapa e diminuindo o desperdício.
Anúncios

2 comentários sobre “Construção Convencional x Alvenaria Estrutural

  1. marcos disse:

    Aqui não está explicado todas as diferenças entre estrutural e convencional , está somente se defendendo a alvenaria estrutural. Não se fala por exemplo que quem compra uma unidade de alvenaria estrutural não pode mexer em nenhuma parede sob o risco de afetar toda estrutura de um edifício.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s