Facebook desafia o e-mail marketing a se reinventar

Recentemente, o Facebook anunciou mudanças no sistema de recebimento de mensagens. Com a criação dos e-mails, a inbox, que antes servia apenas para bate papo com amigos, agora permite que campanhas de e-mail marketing cheguem a caixa de entrada do e-mail da rede social. Com isso, podemos observar, em uma primeira análise, uma nova realidade, com a possível visualização do e-mail marketing em “mensagens”, o Facebook pode estar quebrando o conceito de webmail que temos hoje.

Se você faz parte do faceSeller, é bom estar ligado nas dicas abaixo e entender como ter os melhores resultados do trbalho nessa mega rede social.

 

Posso afirmar que haverá mudanças no comportamento dos usuários da rede, já que só no Brasil somamos 61 milhões de perfis e é importante ressaltar que mês a mês, cerca de três milhões de novos usuários entram no Facebook. O que aumenta ainda mais a responsabilidade dos profissionais  para lidar com este “novo” público.

Temos ao mesmo tempo, duas possíveis reações por parte dos usuários.

Primeiro: Satisfação pela comodidade de compartilhar experiências pessoais, receber e trocar informações, utilizar o chat, enquanto recebe promoções, novidades e ofertas das empresas diretamente no Facebook, sem ter que trocar de tela. Agora, além de receber as mensagens enviadas por amigos, é possível visualizar a “caixa de entrada” como se fosse um webmail.

Quando levamos em consideração o número de usuários que possuem conta no Facebook e multiplicamos pelo público que utiliza dispositivos móveis, ao cruzarmos estes dados, teremos um número assustador de pessoas mais próximas do seu e-mail. A rede social e o e-mail, um dia, serão a mesma coisa!

Segundo cenário possível: O usuário ficará cada vez mais crítico com o e-mail marketing. Ele já navega há tempos na web e recebe diversas informações, então por que acolher mais uma? É aí que entramos. O que vamos agregar? Qual será nossa relevância dentro da imensidão que é o Facebook?

Entendo que a novidade traz uma reflexão ou  uma revisão do conceito de e-mail marketing. Ora, se todos passarem a utilizar com freqüência o e-mail deste ambiente, não existirá mais barreira entre rede social e comunicação via e-mail: tudo estará interligado, o que abre um leque de possibilidades para o e-commerce.

A questão é o conteúdo e o timing de impacto. Aliás, diferenciais com os quais sempre temos que lidar ao disparar e gerenciar campanhas, o que precisa ser lembrado é que a sua mensagem não é a única, o consumidor receberá muitas outras de diferentes empresas. Então todo cuidado e atenção é pouco! O diferencial será a sua estratégia.

 

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