Como declarar rendas extras no Imposto de Renda?

Fim de ano se aproximando, eu já começo a pensar no rolo  anual da minha declaração do Imposto de Renda. Lendo uma dúvida do leitor do Portal Exame, acho que vale dividir com vocês.

“Sou assalariado e já pago o Imposto de Renda na fonte. Recebo mensalmente 440 reais pelo aluguel de um imóvel que possuo e outra renda extra como professor. Em ambos os rendimentos extras, não sou tributado na fonte, visto que mensalmente elas ficam na faixa salarial isenta de IR. Devo imprimir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) mensalmente, somando as rendas extras ou posso simplesmente declará-las no ano seguinte ao ano-calendário?

Fica a critério do contribuinte declarar as rendas extras auferidas na Declaração de Ajuste Anual ou antecipar o recolhimento do Imposto de Renda mensalmente sobre a totalidade dos rendimentos auferidos no mês, de tal forma que no ajuste anual não haja um alto impacto no imposto devido.
 
Este segundo caso, que é conhecido por “mensalão”, cabe quando o contribuinte recebe de mais de uma fonte de rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual, mas que no ano não tenha sofrido retenção ou a retenção tenha sido inferior à alíquota que será aplicada sobre a totalidade dos rendimentos auferidos.
 
O contribuinte poderá apurar a complementação de imposto somando todas as fontes recebidas nas bases de incidência mensal, calculando o imposto pela tabela progressiva e desse imposto total apurado, deduzir o imposto retido na fonte, se for o caso.
 
Esse recolhimento complementar não é obrigatório, é uma antecipação do imposto que será devido na Declaração de Ajuste Anual e é pago mensalmente em DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) sob o código de arrecadação 0246. O recolhimento do imposto complementar só pode ser efetuado no curso do ano-calendário, até o último dia útil de dezembro. 

Quem tem renda de aluguel, agora já sabe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s