3 passos para vender melhor pelo telefone

A Ecoville Brasil, fabricante de produtos de limpeza e uma das vencedoras do Extreme Makeover 2012, decidiu estruturar uma área de televendas para ampliar os negócios e recuperar as vendas perdidas no sistema de porta em porta. Essa é uma das novidades que permitirão que os sócios tenham uma atuação mais estratégica à frente da empresa.

O especialista Tonini Junior, sócio e diretor de vendas e varejo da Praxis, dá dicas para vender melhor pelo telefone:

Prepare-se
Antes começar a ligar para as pessoas, o vendedor deve fazer sua lição de casa e se preparar muito bem. “É preciso fazer uma boa pesquisa sobre quem é o cliente e o que ele procura”, diz o consultor. Se a empresa tiver um bom sistema para registrar o histórico de interação com os consumidores, tudo fica mais fácil. “Mas mesmo que não tenha, é possível encontrar muita informação online hoje”, diz Junior.

Seja breve
É fundamental programar muito bem seus passos e ser objetivo no contato telefônico com o cliente. “Abordagens por telefone são diferentes. As pessoas vão querer encerrar a conversa mais rapidamente e podem estar fazendo outras coisas ao mesmo tempo”, afirma o especialista. Assim, o importante é ter um roteiro bem definido do que será dito e ir direto ao ponto – por isso a pesquisa prévia é tão importante.

Fuja da impessoalidade
Interações pelo telefone tendem a ser mais distantes e impessoais, e o papel do vendedor é tentar fazer minimizar essa sensação para cativar o cliente. “Imagine que você está falando com uma pessoa fisicamente. Seja rápido, mas seja animado, amigável e descontraído”, aconselha Junior.

Isso se aplica ao seu negócio? No ramo imobiliário é bem comum! #ficaadica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s