Selic a 7,5%. E agora? Onde investir?

Com o novo corte da taxa Selic que caiu para 7,5% ao ano, o Banco Central completa um ano de reduções na taxa básica de juros da economia e a nova poupança perde ainda mais sua rentabilidade. Pelas novas regras, a poupança rende 70% da Selic, mais a Taxa Referencial, um rendimento de 5,20% ao ano, com a Selic a 7,5%.

Enquanto isso o rendimento da velha poupança está  superior também a investimentos CDB, fundo DI e títulos públicos pós-fixados (Letras Financeiras do Tesouro – LFTs). Um investidor que aplicar 100 reais em um CDB, que remunere 90% do CDI, por exemplo, em um ano ganharia 5,38 reais, enquanto na antiga poupança obteria 6,17 reais.

CDB

No caso do CDB, o investimento só é mais rentável que a nova poupança em quase todos os cenários se tiver remuneração acima de 90% do CDI. Pagando exatamente 90% do CDI, ele ainda perde por pouco da poupança no prazo de seis meses.

Fundos DI

Os fundos DI com taxa de administração de 1,0% ao ano, a partir de 12 meses se equiparam à nova poupança. E depois deste prazo, eles já ficam mais rentáveis que a caderneta. Esta taxa de 1,0% é considerada por especialistas o limite que o investidor deve aceitar neste período em que a Selic baixa não permite grandes retornos. A partir de uma taxa de administração de 0,7%, ou menor, os fundos DI já têm a mesma rentabilidade que a poupança em investimentos de até dois meses e em prazos acima de três meses já têm um rendimento maior.

Taxa Referencial a 0,02%

Se em vez da TR a 0%, fosse considerada uma TR de 0,02%, a nova poupança e o Tesouro Direto (sem taxa de administração) teriam o melhor rendimento até um ano. Depois deste prazo, as outras aplicações voltam a superar a nova poupança.

Os melhores rendimentos

Como a poupança antiga tem rendimentos maiores do que todos as outras aplicações comparadas, o investidor só deve sacar o dinheiro se tiver intenção se pretende investir em produtos fora da renda fixa conservadora (indexados à Selic). E quando o maior rendimento é o da poupança a luz vermelha acende. Está na hora de procurar alternativas mais rentáveis. É hora de analisar os números do mercado imobiliário.

Diversificando o investimento

Lembra quando comparamos os empreendimentos RJZ Cyrela com outras aplicações financeiras aqui no blog ? O rendimento de alguns chegavam a mais de 20% AA. E todos superaram aplicações convencionais!

Imóvel sempre se mostrando um excelente investimento.

Vale considerar esses números para melhorar os rendimentos da sua carteira!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s