Como fazer a diferença no atendimento aos clientes

 

Diante do atual mercado competitivo, as empresas precisam estar preparadas para superar a concorrência e seus próprios limites. É na capacidade de lidar com pessoas que reside o sucesso ou o fracasso de qualquer empreendimento.

Na maioria das vezes, o dono do negócio é aquele que faz, faz, faz e passa o dia todo ocupado em sobreviver, não tendo tempo e energia para pensar no futuro, planejar ações, gerir pessoas, saber o que oferecer, para quais clientes, acompanhar a concorrência e focar o resultado (Lucratividade, Rentabilidade e Liquidez).

Para ser empreendedor é necessário exercitar a criatividade (avaliar as idéias e fazer a melhor escolha) e a inovação (habilidade de colocar para funcionar) com o objetivo de romper paradigmas, criando um produto/serviço diferente para vender valor e não preço.

O conceito de um negócio é entender e atender as necessidades e preferências dos clientes. O seu sucesso vai depender de como fazer o melhor para atrair quem valoriza o que a sua empresa faz e, principalmente, que tenha como diferencial saber servir.

As empresas devem cuidar do seu maior ativo: o cliente atual, que foi obtido pela reputação, atendimento ou referências. Na venda é importante saber o nome do cliente, suas preferências, seus hábitos, freqüência e saber como prefere ser tratado. O vendedor deve estar presente para eliminar qualquer dúvida. Sem esquecer o atendimento pós-venda.

É importante ressaltar que o consumidor não estabelece relação com a empresa, mas com as pessoas que os atendem. Cliente feliz volta a comprar o produto ou serviço da empresa e ainda indica para outras pessoas, é o “boca-a-boca”, uma das ferramentas mais poderosas de marketing.

A estratégia da empresa deve ser apresentada à equipe para que todos tenham uma visão abrangente do negócio, cuidando para que cada um desempenhe o papel necessário para que a meta estabelecida seja alcançada. É importante colocar as pessoas certas para executar as tarefas certas, para oferecer uma experiência rica aos clientes, usando uma abordagem integrada em todos os pontos sensíveis como: sentir, emocionar, pensar, agir e relacionar.

Embora o mercado tenha se profissionalizado muito, a figura do vendedor despreparado é muito freqüente. O grande erro é contratar pessoas que estão vendedoras e não as que são realmente vendedoras. Para montar uma equipe de vendas é preciso dar ênfase a alguns aspectos:

– DNA da venda: é algo que não se desenvolve, nasce com a pessoa;

– Atitude: paixão em servir;

– Vontade de vencer;

– Integridade;

– Aprendizado técnico e habilidade, adquiridos através de treinamento.

Não adianta só treinamento, é preciso desenvolver na equipe a capacidade de aprender fazendo, disponibilizar informações e estabelecer indicativos representativos para que os funcionários não executem as tarefas somente de acordo com o seu julgamento pessoal.

Seja transparente, crie na empresa um ambiente em que se permita a troca de experiências, aprenda a ouvir e a acolher opiniões e criticas e, principalmente, pratique aquilo que prega aos seus funcionários.

“A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo”. Peter Drucker

Anúncios

Um comentário sobre “Como fazer a diferença no atendimento aos clientes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s