Marola da crise econômica no Brasil?

Hoje não sou eu quem vou dizer, irei apenas reproduzir palavras de uma conceituada economista.

Miriam Leitão publicou ontem na sua coluna no caderno de economia do O Globo artigo em que disserta sobre o crescimento da inadimplência e do crédito no Brasil. Em meio a todas as variáveis aponta o investimento em imóveis como  porto seguro uma vez que “o país é sólido, o crédito imobiliário ainda é pequeno e os imóveis sobem porque há demanda, e não especulação”

 

(…)

“…Uma notável diferença é o mercado de crédito imobiliário para pessoas físicas, que é de apenas 5,3% do PIB, aqui. Mas o que espanta é o ritmo de crescimento: alta de 41,9% em 12 meses. O que os especialistas garantem é que, depois de tanto tempo sem crédito para compras de imóveis, esse aumento é natural, saudável, sustenta o crescimento. Garantem também que a valorização dos imóveis — que em algumas cidades afronta o senso comum e desafia comparações internacionais — é apenas resultado da demanda e não de manobras especulativas alimentadas por crédito baixo….”

Para finalizar ela aposta que o Brasil vai manter uma política de incentivo ao crédito já que o mercado está aquecido, a inflação caindo e os juros diminuindo. 

Segundo M. Leitão o que nos diferencia de outras nações é que “… o Brasil não cometeu os excesso cometidos em outras economias, não criou as exóticas criaturas que esconderam o grau de risco dos papéis vendidos ao mercado e tem medidas prudências mais rígidas.”  

Enfim, se tem “marola” estamos surfando sobre ela!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s