É hora de rever sua estratégia para a aposentadoria

Aconteceu hoje no UCI um evento com a brilhante presença de Roberto Zentgraf – especialista em finanças, colunista do jornal O Globo. O evento foi marcado por muitos esclarecimentos e uma visão clara do atual mercado imobiliário brasileiro. O panorama atual de juros em queda, inflação alta e incertezas na economia externa (minimizada pela atual eleição da Direita na Grécia) faz com que os ativos reais sejam cada vez mais uma boa opção de investimento.

Principalmente quando se pensa a longo prazo. A palestra, por vezes, seguiu a linha do que foi publicado pelo portal da Exame, na reportagem É hora de rever sua estratégia para a aposentadoria. Zentgraf mostrou as vantagens da proteção do capital e a possível alta rentabilidade do imóvel – especialmente no segmento de imóveis comerciais. A Exame aponta: “…ganhar dinheiro no longo prazo ficou mais difícil. E quem confiar apenas na segurança da renda fixa para acumular patrimônio terá que contar com uma rentabilidade bem mais baixa daqui para frente. Não adianta contar com um ganho real de mais de 4% ao ano, ou usar um simulador de previdência privada com rentabilidade de 10% ou 12% ao ano, sem descontar inflação. Até porque, mesmo os ganhos nominais de 12% ao ano na renda fixa conservadora podem não mais voltar.

(…)

Para o consultor financeiro e gerente geral do Instituto Nacional dos Investidores (INI) Mauro Calil, o brasileiro vai ter que começar a olhar com mais atenção a renda variável para a aposentadoria daqui para a frente. Outro fator fundamental é fazer a revisão e o rebalanceamento da carteira. “Não é simplesmente despejar dinheiro na aplicação, como estávamos acostumados a fazer, e dali a dez, quinze ou vinte anos ver o que está acontecendo”, alerta.

Cada vez mais o investimento no mercado imobiliário mostra-se seguro e rentável. E Roberto Zentgraf destaca: pensando na forma ideal de investimento, destinaria 20% no mercado financeiro de alta liquidez, 30% em ações e 50% em imóveis. Isso, claro, além do imóvel para residência que, segundo ele, deve ser a primeira aquisição de qualquer pessoa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s