Manutenção preventiva na construção

Desabamentos em São Paulo, no Rio de Janeiro… E fica a pergunta: o que foi feito de errado? É possível confiar nessas construções?

 Sanrlei Polini é Engenheira Civil e diretora executiva da Soluções Consultoria e respondeu 5 perguntas para o jornal “Estadão”. Confira as respostas aqui.

De acordo com a Engenheira, é possível notar visualmente quando há algum problema. Qualquer alteração visível – como trincas, rachaduras, deformações, partes de estruturas rompendo – deve passar pela análise de um profissional credenciado.

Na verdade, o que acontece é que grande parte dos edifícios não realizam ações de manutenção de suas instalações. A vida útil de um empreendimento pode ser ampliada se todos os cuidados preventivos forem tomados. É também bastante importante observar ainda a qualidade dos materiais utilizados na construção do edifício. A partir de 2013, entrará em vigor uma norma que obriga as construtoras a utilizar materiais com um padrão mínimo de durabilidade.

É certo que nem toda trinca significa um problema estrutural – em geral rachaduras nos vértices das janelas podem acontecer por acomodação estrutural – mas fique atento para detectar possíveis problemas na estrutura do seu imóvel, pois eles podem ser reparados antes que atinjam maiores dimensões. Esse tipo de cuidado também contribui para a valorização do seu patrimônio!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s