O que é uma estrutura de concreto armado?

Para iniciarmos, vamos falar um pouco sobre os elementos da estrutura de um edifício.

No segmento em que atuamos – médio e alto padrão – as obras geralmente são executadas com estruturas de concreto armado – sistema laje-viga-pilar. Mas o que cada um desses elementos significa?

A fundação é aquela que dará toda a sustentação para a construção. Proporcionalmente, é também a fase mais cara da obra. Existem diversos tipos de fundação – vale sempre consultar o engenheiro para saber qual será utilizada em cada empreendimento.

As vigas são os elementos horizontais que distribuem a carga das lajes nos pilares, dando estabilidade para a estrutura.

Os pilares, popularmente conhecidos como “colunas”, recebem a carga das lajes e conduzem para a fundação, que finalmente descarregará no solo.

Já as lajes são os elementos que recebem as cargas do dia a dia – pessoas, mobiliário etc.

As paredes são então executadas sem função estrutural – e é por isso que esse tipo de construção permite uma maior flexibilidade na planta. É possível modificar ou acrescentar paredes, desde que os elementos estruturais não sejam mexidos.

Aí está a grande diferença entre a estrutura de concreto armado e a alvenaria estrutural – sistema no qual as paredes são a própria estrutura, impedindo qualquer modificação dentro do apartamento.

Entendendo quais são os elementos que sustentam um edifício, novas dúvidas podem surgir. Quais são as suas? Comente aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s